19 de dezembro de 2013

Recado pra Manoel

Manoel de Barros.
Foto: Alexis Prappas
Quando eu nasci, minha avó me queria Bernardo.
Meu Bernardo não vingou, a não ser no querer de minha avó.
Virei Inorbel, depois, Nuca, depois Maranhão. Por fim, transformei todos eles
eu um só, justo o que sou hoje.

Bem mais tarde, conheci Manoel de Barros e descobri que o seu alterego se chamava Bernardo. Um dia, Manoel me apresentou o seu Bernardo e eu, emocionado, enxerguei a imagem de um menino correndo solto, na beira de um rio que lambia o fim da tarde. 

Nesse dia, tive a impressão de ver minha avó sorrir, de braços dados com o acaso. 
Foi quando a inutilidade bela do mundo de Manuel invadiu minha alma.

Pra sempre. 

(Recado escrito para Manoel de Barros, a pedido de Rodrigo Teixeira e publicado no Jornal O Estado MS, edição desta quinta-feira, 19.12.2013, dia em que o poeta completa 97 anos de poesia.)

Sem comentários: