23 de agosto de 2010

viva a república !!!




na cordoaria está a melhor e mais completa exposição que já vi em portugal sobre um determinado período da nossa história.
'viva a república' é uma enorme fonte de informação sobre o nascimento dos sentimentos republicanos, a deliquescência da monarquia e os anos da república em portugal até ao estado novo.
ontem demorei 3 horas para a ver e a segunda metade foi vista quase na diagonal a exigir que lá volte rapidamente.
a república precisava de uma exposição assim e nós também.

mas a dimensão e a qualidade desta exposição merece ser transformada na base do museu da república.
será um crime se for simplesmente desmontada no final das comemorações do centenário.
não a percam, pois crimes é o que mais temos em portugal.

5 comentários:

Miguel Gil disse...

Carlos, obrigado pela dica. Quando for a Lisboa, lá irei, agora prevenido para a percorrer com tempo.
Para completar a informação, vi no site que está aberta, todos os dias, das 10h00 às 18h00.

Bic laranja disse...

E sobre a II República nada, portanto.
Cumpts.

Anónimo disse...

Fiquei um pouco desiludida porque a exposição tem demasiada informação por cm2 e frequentemente essa informação está sobreposta e difícil de ler... O que vale é que o catálogo é completo :)
Agora a minha curiosidade vira-se para Serralves onde, a partir de 19 de Novembro, poderemos percorrer a exposição "Às Artes, Cidadãos" :)
http://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1758

carlos disse...

bic,
a questão sobre a 'segunda república' refere-se a eu não ter falado dela ou à exposição?
eu refiro que é um imenso manacial de informação relativamente ao período 'até ao estado novo' por ter sido essa parte a que mais informação me deu, a mim, pessoalmente.
a 'exposição' dedica espaço que eu acho suficiente sobre a 'segunda' república e sobre a actual.
modernamente, alguns historiadores cheios de boa vontade para recuperar a 'segunda' república, a começaram a dividir em duas: a 'ditadura nacional' e o 'estado novo', sendo que este não seria bem uma ditadura, mas antes uma espécie de democracia musculada a com uma péssima agência de comunicação.
é o revisionismo histórico em todo o seu esplendor, mas cada qual sabe de si.


lalage,
a exposição de serralves parece-me muito promissora, sim. pena já não andar pelo norte para me ser mais fácil visitar.
quanto à extensão, concordo plenamente contigo: aquele manancial de informação (sobre as repúblicas todas) mereciam um museu e não uma exposição apenas.
ainda por cima com a vantagem de poderem juntar os dois pólos da exposição no terreiro do paço e, eventualmente, alguma coisa da de serralves...

Miguel Gil disse...

Ainda fico mais curioso com a exposição. Apresentaram duas visões distintas.
Do que me deram a entender é uma exposição que vale pela informação disponibilizada mas, dada o pouco espaço, dificuldade de síntese do discurso expositivo, ou por (má) opção, a informação não pode ser bem aproveitada pelo visitante.
Vou visitá-la um dia em breve e depois comento, prometo.