27 de agosto de 2010

Indispensável

Quando viajava em miúda era fascinada por estes anúncios pintados em muros,casas e quejandos. Ainda hoje não sei muito bem para que serve o Nitrato o Chile, mas que gosto, gosto.


10 comentários:

ruialme disse...

O Poeta Rui Pedro Gonçalves também tem esse fascínio: http://porosidade-eterea.blogspot.com/2010/07/novo-livro-de-rui-pedro-goncalves.html

DIFERENTES SOMOS TODOS NÓS disse...

O Nitrato do Chile também faz parte do meu universo infantil:a adubar as terras, a ver as culturas verdejantes, a proceder às colheitas (sempre como ajudante) e a ver as pinturas espalhadas pelo País (sempre como protagonista).
Obrigado por mais esta viagem ao passado.

Anónimo disse...

Como el toro de Osborne.....

Gina G disse...

Existe uma pintura dessas na Venda do Pinheiro, perto da Malveira, na parede de um prédio(um dia desses tiro um fotografia). Sempre me encantou mas realmente não sei para que serve o Nitrato do Chile...

Carlos Caria disse...

O Nitrato do chile ou buano dos passaros, servia para rectificar ou abubar as terras e culturas.
Ainda existem pelo país alguns destes paineis de azulejos da fábrica Aleluia de Aveiro.
Tenho alguns fotografados no Alentejo que posso eniar.
Abraço amizade
Carlos Caria

PFGFR disse...

Ainda existem vários, então se passarmos nas aldeias pelas estradas nacionais e estivermos atentos, são inúmeros. Recordo-me de ver imensos no Oeste, e volta e meia ainda vejo alguns. Também sempre me senti fascinado pela imagem e só muito depois da infância descobri o que era aquilo e para que realmente servia. É da época em que se acreditava que a fertilidade dos solos nunca se esgotaria se os enchessem de adubos químicos (mais viria a verificar-se o contrário, nomeadamente no Alentejo).

Carlos Caria disse...

Caro PFGFR,
O Nitrato do Chile é segundo informação que tenho e confirmado pela publicidade, um composto a partir de nitrato de sódio (sal) e guano ou seja os excrementos sobretudo das gaivotas, que em conjunto ajudavam a corrigir os solos da cultura excessiva, de forma a repor os nutrientes que essas culturas tiravam á terra, pelo que chamar simplesmente produto químico é um pouco simplicista.
Sabemos também que esta fábrica produzia, a partir das suas minas de sal, matéria para a indústria de guerra, entre outras tropelias aos direitos humanos,mas isso são outras histórias que não vem ao caso da publicidade.
Abraço amizade
Carlos Caria

Luís Bonifácio disse...

O nitrato do chile era o adubo mais eficaz que existia antes da invenção do adubo químico. Este só foi possível a partir da sintese de compostos azotados a partir do Azoto existente no ar. (Processo de Haber)
Sob o nome de Nitrato do Chile eram comercializados vários tipos de Nitratos (de Sódio, Amónio, Potássio).

O Guano não tinha nada a ver com o Nitrato do Chile. Era apenas "caca" de Gaivota das costas e ilhas Peruanas e do norte do Chile onde a inexistência de chuva permitia a acumulação de grandes depósitos. Ainda hoje é o melhor adubo natural que existe.

Carlos Caria disse...

Luis,
Obrigado pelos cuidados e técnicos esclarecimentos.

Unknown disse...

E quem e que representava esta marca em Portugal? A CUF!