26 de junho de 2010

A "esposa"...

Irritante.
Desagradável.
Não ela, quem quer que seja, mas a expressão.
A “minha esposa”…
Interessante constatar que a esmagadora maioria dos que assim falam, julgam atribuir, dessa maneira, à cônjuge, “estatuto”. E, pasme-se, nem todos são analfabetos, há até quem julgue ter alguma “preparação”.
“Fui com a minha esposa…”
Ranjo os dentes quando tenho de ouvir. A raiva quase me assalta. O nariz torce-se. Apetece-me dizer:
“Ó seu saloio!”
Dizer “a minha mulher” tornou-se humilhante para estes cidadãos.
“Mulher?”, perguntariam incrédulos….”Que ordinário!”, acrescentariam.
Felizmente, que no meio desta amálgama de indigência de espírito, é raro ouvir “o meu esposo”, porque aí a salvação dá pelo nome de “marido”…
E que pena tenho de não existir a palavra “marida”!
“A minha marida está constipada.”
Era preferível.

5 comentários:

teresa disse...

Também não gosto, e «o esposo» não lhe fica atrás...

Carla Jané disse...

Absolutamente de acordo. É um termo atroz. E revelador...

Carla

teresa maremar disse...

Nas Beiras (pelo menos na Beira Alta) também se diz, muito frequentemente e do povo ao erudito, o meu homem.
-"O teu homem também vai?"
-"O meu homem hoje não pode"

Felicidade disse...

Divagarde: era isso mesmo que eu ia escrever! Também tem familiares na Beira Alta, pelo que vejo... Permita-me só acrescentar que, por sua vez, os homens substituem, frequentemente, a expressão "a minha mulher" por :
- a minha Isabel
- a minha Fernanda
etc...

teresa maremar disse...

Felicidade, não tenho familiares na Beira, oscilo eu mesma entre a Beira e Lisboa :)
Sim, elas são "a minha X, Y..."
:)
Mas uma amiga de Bragança, também quando fala do marido diz "O meu Zé" :)