27 de junho de 2010

Como era diferente o humor na Grécia Antiga...

Image and video hosting by TinyPic
(imagem:clccharter.org)

Hierocles, philosopho d'Alexandria, querendo metter a bulha um pedante do seu tempo, traça o caracter dos pedantes com as oito anedoctas seguintes, que elle diz pintarem o estado intellectual de todos elles, sendo certo que, no meio dos seus vãos estudos, esquecem as mais simples regras do senso commum. Isto servirá para nos dar uma idéa do gracejar dos gregos.
l.a—Um pedante, na primeira tentativa que fez para nadar, esteve a ponto de affogar-se : jurou, portanto, de que não tornaria a chegar-se à agua, antes de ter aprendido bem a nadar.
2.a—Outro querendo vender umas casas tirou uma pedra das paredes, a qual trazia consigo para amostra.
3.a—Outro, querendo saber se ficaria bonito estando a dormir, pôs-se diante de um espelho com os olhos fechados.
4.a—Outro, entrando um medico, quis esconder-se : perguntou-lhe este porque o fazia : respondeu ; ha já tanto tempo que não estou doente, que é uma vergonha; por isso não lhe queria fallar.
5.a—Outro, encontrando um seu parceiro, disse-lhe: Ouvi dizer que V. m. tinha morrido!—Tornou-lhe o outro. Mas agora vê que estou vivo: ao que elle replicou: assim o diz V. m.: mas quem me disse que morrêra, era pessoa de muito crédito!
6.a—Outro, ouvindo dizer que as gralhas viviam 200 annos, comprou uma para fazer a experiência.
7.a—Outro, em certa viagem, estando a ponto de naufragar, e vendo os demais passageiros agarrados a taboas, abraçou-se com a ancora para não ir ao fundo.
8.a—Viajavam junctas três pessoas : um pedante, um barbeiro, e um calvo: veio a noite, e ajustaram entre si, que cada um velasse quatro horas em quanto os dois dormiam. Tocou o primeiro quarto ao barbeiro, o qual, tanto que viu os companheiros profundamente adormecidos com o cansaço, deitou-se à cabeça do pedante , e muito ao de leve foi-lh'a rapando toda : passadas as quatro horas acordou-o. Despertado o pobre homem , bocejou , espreguiçou-se , e entrou a coçar na cabeça, e achando-a lisa como a palma da mão exclamou : olhem que pedaço de bruto é o mestre barbeiro! — em vez de me acordar a mim, acordou o calvo!

in O Panorama, Agosto de 1838

3 comentários:

T disse...

Risos. Eu também devo ser grega, porque não suporto os pedantes:)

teresa disse...

Já «semos» duas:). Se repararmos, alguns dos registos lembram-me número bem actual de desenhos animados, do género de serrar o ramo da árvore onde se está empoleirado:)))

teresa disse...

... e «Teresa» é nome cuja origem remonta à Grécia, daí a explicação:)