29 de janeiro de 2010

Zeca Afonso: o último concerto


(agradecendo ao Samuel a lembrança)

Faz hoje precisamente 27 anos que Zeca Afonso deu o último concerto no Coliseu de Lisboa. A sua saúde inspirava cuidados e, quatro anos mais tarde, num fatídico dia de Fevereiro, ao chegar à escola secundária de Mafra com o rádio avariado no carro(já para não mencionar a idade respeitável da viatura) os meus colegas ostentavam um ar pesado, como se a perda tivesse sido a de alguém muito próximo.
Não tenho dúvidas quanto à proximidade que a ele nos unia. Marcou gerações com a sua integridade e qualidade musical. Recordo uma entrevista televisiva na qual relatava um episódio na altura considerado divertido: ao passar junto a uma praia em Moçambique, despertou-lhe a atenção um grupo de pescadores a cantar e a dançar no areal tal «como tinham vindo ao mundo». Contagiado pelo ritmo e beleza das vozes, «destrajou-se», à semelhança dos cantores e, pegando na guitarra, correu para junto deles, fazendo coro e tocando acordes a acompanhar.
Quando restam canções e memórias – e será muitíssimo o que nos deixou – é bom lembrar os que partiram através de pequenos episódios sob a forma de sorrisos.

3 comentários:

MM disse...

o que este Senhor fez pela música, é indiscritivel...

gin-tonic disse...

Abriu janelas onde nem paredes havia.

teresa disse...

Deixei aqui o registo, por subitamente me ter apercebido do tempo decorrido desde esse memorável último concerto.
Tentar fazer referência a José Afonso é sempre uma tarefa ingrata, pois muito fica por dizer.
A faixa de 'Galinhas do Mato', sem texto e só com a harmonia de vozes infantis 'diz' tudo e presta-lhe a devida homenagem.