27 de agosto de 2009

Despedidas de Agosto - a festa vizinha

Image Hosting
Image Hosting

Por obrigações burocráticas lá tive de ir há pouco a esta localidade. Ainda bem que tal sucedeu, pois assim me lembrei de que hoje haverá ensaio para as cantorias de sábado...
Subitamente, a terra ganhou outro colorido: dois palcos no largo da igreja (um para os coralistas, outro para a fanfarra) e o recinto da feira - este com outros palcos e aparelhagens - o colorido carrossel e a pequena capela - não fotografei a igreja matriz - devidamente engalanada (nestes dias ninguém fala em crise).
Curiosamente, verifiquei que havia um post do Carlos a referir uma outra festa popular, essa mais nortenha. Penso que estas datas de finais de Agosto são como que uma despedida de Verão, embora ainda haja localidades a querer perpetuar a época com festividades no início de Setembro: na terça- feira, quando voltar a Montelavar ao fim de um ano, será difícil a concentração durante uma semana pois, durante o dia, os festeiros de S. Mateus irão manter a aparelhagem sonora ligada a fim de que não falhe nos momentos-chave.
Pergunto ainda se sabem qual o nome desta capela aqui representada e o local onde decorre a festa, pois esta coisa das adivinhas é (para mim e mais alguns, pois claro) um (benéfico) contágio:)
Para concluir, refiro datar esta capela do século XIV (podendo ser de finais de XIII) e ter como designação o nome do primeiro orago da terra cujo topónimo significa "terra fértil".

E acertaram a Ana Domingos (a festa decorre na Terrugem, Sintra) e o Z (a capela representada é a de S. Sebastião).

5 comentários:

somente eu disse...

Terrugem??? Penso que começam hoje as festas em honra de S. João Degolado.

Ana Domingos

teresa disse...

Certo, Ana Domingos, trata-se da Terrugem, faltando uma outra resposta: o nome desta capela actualmente só utilizada para cerimónias 'mais tristes' e no passado designada por ermida, já que a igreja matriz, a poucos metros, é que tem a designação de Igreja de S. João Degolado - uma bonita igreja em fase de restauro, mostrando agora interessantes detalhes escondidos por obras mais 'precipitadas' feitas ao longo dos tempos.

Z disse...

Ora bem! às oito da manhã ouvem-se os foguetes que iniciam mais um dia de festa.

Quanto à igreja, que até já apareceu num filme do wim wenders, muito bonita... pena o que está à volta...

Z disse...

a matriz entenda-se...

A capela é a de sao sebastiao.

teresa disse...

A matriz é realmente lindíssima, Z. Os restauros vieram a deixar a descoberto a belíssima pintura original das paredes (até há um ano coberta de uma cor única totalmente diferente e de mau gosto).

E está certo, a capela é mesmo a de S.Sebastião, padroeiro ancestral da terra (agora é S.João) ainda existindo um quadro (penso que do século XVI-XVII) a representá-lo.