30 de agosto de 2009

As massas Leões

Image and video hosting by TinyPic

Quando eu era miúda só me lembro de existirem poucos tipos de massas; esparguete, cotovelos, letrinhas e pouco mais. Se estiver enganada corrijam-me. Um dos pratos mais populares era exactamente este, o esparguete com carne, com umas folhas de alface e rodelas de tomate a adornarem o prato, que tinha muita saída nas cantinas escolares. Agora temos uma parafernália de marcas e tipos de massa e mil e uma formas de as cozinharmos. Eu que não gostava de massa, sou adepta de arroz, converti-me graças a umas idas a Itália e aos amigos italianos que as cozinham como ninguém.
Não sei se a marca Leões ainda existe, penso que sim, mas este anúncio é tal qual o que se pretenderia duma massa em 1973.

8 comentários:

César Ramos disse...

Não gosto de massa e 'recomendo' o arroz aos outros...
Não havia um dito de chamar 'sopinha de massa' aos palermas?
Massa, só da autêntica!... a que serve para comprar os melões,... e não só!

T disse...

Arrozinho é muito bom!!!!!!!!!Grrrrrrrrrrrr!

teresa disse...

Quando parei 2 anos de dar aulas e trabalhei na Agip (empresa italiana de petróleos), fiquei a saber o que é mesmo apreciar i pasti...

Ainda permaneço em 'estado de choque' por ter aprendido que a pasta é normalmente um prato de entrada: quando o prato principal é carne, a massa é cozinhada com carne (ravioli, carbonara,etc.), quando o prato principal é peixe antecede-o, por exemplo, um spaghetti alle vongole (com frutos do mar) al nero di sepia (com tinta de chocos), etc., etc,...

Por um lado, ainda bem que já não há tantos jantares italianos, (no Valentino de quando em vez)...fiquei a compreender em verdade a frase: «estes romanos são loucos!»

(são ainda de mais alimento do que nós)

Valdemar Alves disse...

A fabrica onde eram feitas as massas "Leões" situava-se em Évora. O edifício ainda existe mas já com outra função. Valdemar Alves.

Anónimo disse...

A marca Leão já não existe situava-se em Evora sei que o dono da fabrica faleceu há já alguns anos .

Carlota Joaquina

Luísa disse...

Sopinha de massa aos palermas? Não será aos que falam com ceceio?
Seja como for, eu prefiro as batatas.

CL disse...

"A fabrica onde eram feitas as massas "Leões" situava-se em Évora. O edifício ainda existe mas já com outra função. Valdemar Alves."
Então não é por acaso que a empresa se chamava Mercodivor, teria a ver com Divor, perto de Évora.

carlos disse...

o triste nesta história das massas leões, é que o mercado nacional ficou confinado a uma única empresa.
com a venda da parte das farinhas e das massas da nacional à cerealis (as bolachas foram vendidas à kraft foods, sendo que a marca nacional ficou igualmente para a cerealis que a voltou a reactivar agora), apenas esta agora fabrica massas em portugal.
todas as outras marcas (sejam de fabricante ou de insígnia) ou são produzidas por eles ou importadas.
portanto, seja milaneza, nacional napolitana, ou muitas das marcas de insignia... são da cerealis (milaneza).
o resto é deserto