28 de agosto de 2009

28 de Agosto de 1963: evocando Martin Luther King

Image Hosting

Um dos marcos do movimento de defesa dos direitos civis foi a «marcha pelo emprego e pela liberdade». No dia 28 de Agosto de 1963, mais de 200.000 pessoas acorreram a Washington para ouvir um dos melhores discursos do século XX. Martin Luther King dirige-se aos participantes: «Chegará o dia em que todos os filhos de Deus poderão cantar: o meu país é o teu, doce terra da liberdade».

Digo-vos hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades de hoje e de amanhã, que ainda tenho um sonho profundamente enraizado no sonho norte-americano.
Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: "consideramos que estas verdades são evidentes por si próprias, que todos os homens são criados iguais".
Eu tenho um sonho de que um dia nas rubras colinas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos proprietários de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho de que um dia até mesmo o estado de Mississipi, um estado sufocado pelo calor da injustiça, será transformado num oásis de liberdade e de justiça.
Eu tenho um sonho de que os meus quatro filhos um dia viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo seu carácter.

3 comentários:

César Ramos disse...

Sonho tornado realidade na pessoa de Obama.
Mas há ainda muito trabalho pela frente(...)

teresa disse...

Também pensei no mesmo, acrescentando a seguinte informação:

28 de Agosto de 2007:

Barack Obama é nomeado candidato do Partido Democrata às eleições de Novembro para a Presidência dos Estados Unidos por aclamação.

César Ramos disse...

E, em boa hora [e data] o foi...