29 de julho de 2009

graindelavoix

Image Hosted by ImageShack.us

os graindelavoix são um dos mais brilhantes grupos que se dedicam à música antiga (entendendo por música antiga aquela anterior ao barroco).
e são-no de um modo diferente daquilo a que nos habituamos a ouvir na música antiga:
experimentando muito, percorrendo caminhos 'novos', fazendo leituras que ainda estavam por fazer, fazendo 'misturas' que sempre desejámos ouvir.
nascido da paixão dupla de björn schmelzer, um flamengo de antuérpia, pela música antiga e pela etnomusicologia, os graindelavoix foram buscar o nome a um frase de roland barthes: 'le grain, c’est le corps dans la voix qui chante, dans la main qui écrit, dans le membre qui exécute'.
e esse deslumbre que hoje espero ter direito a ouvir em são pedro de rates: uma viagem pelos pelos místicos, os menestréis e os monges do século 13 na corte de brabante.

se o bilhete não chegar a tempo, não sei se chore se me prante no adro da igreja a sorver os sons que transbordam para fora da igreja.
provavelmente a segunda hipótese será a mais útil.

6 comentários:

teresa disse...

Obrigada pela divulgação. Recentemente num projecto ainda acabadinho de nascer com disponbilidade para um único ensaio semanal (se bem que muito intensivo) e todos - só 8 o que traz vantagens e desvantagens - a torcermos para que não haja desistentes (nem sequer sonhando, os modestos mas aplicados participantes chegar aos calcanhares das vozes aqui divulgadas), estas sonoridades são sempre bem-vindas:)
Andamos há 1 mês com uma peça do século XVI que, ao chegar à página 6 nos 'rasteira' sempre... os amadores são assim mesmo:(

carlos disse...

mmmmmm
que grupo é esse e que peça do 16 é essa?

essas são muito das minhas águas
(e do nosso abs também)

teresa disse...

O grupo (ainda à procura de nome, a discussão tem sido acesa) é muito jovem (sou a mais idosa) e foi formado por um jovem maestro que conheço há alguns anos. A peça é a Matona mia cara, de Orlando di Lasso que certamente conhecerás.
Quanto aos tais 7 (aqui excluo-me)já estão a sonhar de alto com idas ao Olga Cadaval e afins, mesmo sabendo que ainda há muito trabalhinho pela frente... eu por enquanto, mantenho-me de pés assentes em terra, precisamente por ter feito parte de diversos projectos deste tipo que, mais ano menos mês se acabaram por extinguir.
Numa coisa todos (os 8) concordamos: o ensaio semanal é um momento muito positivo:)

carlos disse...

Exmo Senhor
,


Lamento informar que a lotação para o concerto de hoje já se encontra esgotada.
Com os melhores cumprimentos.


A Direcção do Festival


a vida não é justa...

carlos disse...

cantei umas centenas de vezes esse matona mia cara, mi folere canzon,. cantar sotto finestra, lantze buon compagnon

:)

teresa disse...

Antes de regressar ao 'work, bitter work':(... nas pausas e sobre a passagem que referes, há alguém que de vez em quando para descomprimir (portamo-nos na essência com algum profissionalismo) entoa: 'O lantze é bom companheiro!' com a melodia do 'for he's a jolly good fellow':D