30 de novembro de 2008

Simplesmente Maria


Era o folhetim radiofónico que parava qualquer actividade do universo feminino nos anos 70. Penso que mesmo as intelectuais não conseguiam deixar de o ouvir. As desgraças duma jovem "criada, pura e honesta" num mundo de crueldade tamanha, que fazia chorar a quem as ouvia.
Lembro-me de ver as pessoas quedadas a ouvirem aquelas tiradas dramáticas, que no entanto pareciam modernas face aos pesados folhetins da Emissora Nacional.
Outro dia, na loja que já vos falei no Mercado de Santa Clara, encontrei alguns exemplares da revista complemento deste folhetim, que me encheram de espanto.Assim fiquei a saber que existia um consultório e uma fotovela a cores sobre o tema.

O Simplesmente Maria ficou no imaginário de muitos. Era a força da rádio nesses anos. Era assim.

8 comentários:

teresa disse...

Na época apanhava o comboio para as aulas e lá iam muitos dos passageiros, nas carruagens, a ouvir a radionovela (homens inclusive). Nós, miudagem, desatávamos a rir com a irreverência própria da idade.
A minha mãe falava-me numa mais antiga, igualmente melodramática: "A coxinha do Tide":)

carlos disse...

eu quase juraria que a radionovela 'simplesmente maria' é do final dos anos 60.
tenho na memória ouvir falar da expressão quando ainda trabalhava no bairro alto.

Politikos disse...

Na verdade, cara vizinha, era criança mas ainda me lembro de ouvir esse folhetim radiofónico com a minha avó... à época, aquilo era um acontecimento; esteve para a rádio da época como, anos depois, esteve para a televisão a Gabriela...
Bom feriado

gin-tonic disse...

Matos Maia, no seu livro "Telefonia", diz-nos que "Simplesmente Maria" começou a ser transmitido a 21 de Março de 1973 e terminou a 6 de Novembro de 1974, quinhentos episódios, transmitidos, na Rádio Renascença, de segunda a sexta-feira, com a duração de uma hora entre as 13,30 e as 14,30 horas.

T disse...

Exactamente Gin. Era essa hora mesmo.

T disse...

E caro vizinho era mesmo essa analogia com a Gabriel. Tal e qual.

carlos disse...

dúvida completamente desfeita...
obrigado :)

MCV disse...

Há um Verão desses, o de 73 ou o de 74, em que me lembro perfeitamente de ter na praia a vizinhança de um rádio que debitava as peripécias da Simplesmente Maria. :)
Não me lembro das pessoas nem do aspecto do aparelho mas sim da música introdutória.
Dá-me a ideia de que só o ligavam a essa hora.