30 de outubro de 2008

DIÁLOGOS DE FILMES

Para iniciar este espaço havia uma mão cheia de filmes onde ir buscar diálogos. Mas mentiria se não dissesse que desde a primeira hora pensou em “ Johnny Guitar”, possivelmente o mais belo diálogo da História do Cinema. E o cinema está cheio de diálogos fabulosos.
“Johnny Guitar” é um dos: filmes da vida de João Bénard da Costa:
“Só vi o “Johnny Guitar”” 68 vezes, entre 1957 e 1988. Dá para saber de cor? Nunca se sabe o “Johnny Guitar” de cor. Cada vez é uma nova vez”.
Só recordam aqueles que confidenciam, a recordação é uma arte que arranca da solidão e do silêncio”, escrevi há quarenta e muitos anos, sem ainda saber ler nem escrever. Hoje, que tinha obrigação de saber mais, só posso repetir que esta arte recordatória, este filme mítico, este filme-mito (tão, tão diferente da memória) arranca também daí: da solidão e do silêncio.”

Diálogo de “Johnny Guitar”, filme de Nicholas Ray de 1954. O papel de Vienna é interpretado por Joan Crawford, o de Johnny Guitar por Sterling Hayden:

“Vienna – É uma história triste.
Johnny – Sou bom ouvinte de histórias tristes.
Vienna – Há cinco anos amei um homem. Não era bom nem mau, mas amava-o. Queria casar com ele, trabalhar com ele, construir algo para o futuro.
Johnny – Deviam ter vivido felizes para sempre.
Vienna – Mas não viveram. Acabaram tudo. Ele não se via preso a uma família.
Johnny – Parece que a rapariga foi esperta em livrar-se dele.
Vienna – Lá isso foi. Aprendeu a nunca mais amar ninguém.
Johnny – Cinco anos é muito tempo. Deve ter havido bastantes homens...
Vienna – Os suficientes.
Johhny – Que aconteceria se ele homem voltasse?
Vienna – Quando um fogo se extingue só restam cinzas.
Johnny – Quantos homens já esqueceste?
Vienna – Tantos quantas as mulheres de que te lembras.
Johnny – Não te vás embora.
Vienna – Nâo me mexi.
Johnny – Diz-me uma coisa bonita.
Vienna – Que queres ouvir?
Johnny – Mente-me. Diz-me que esperaste todos estes anos.
Vienna – Esperei todos estes anos.
Johnny – Que morrerias se eu não voltasse.
Vienna – Morreria se tu não voltasses.
Johnny – Diz-me que ainda me amas como eu te amo.
Vienna – Ainda te amo como tu me amas.
Johnny – Obrigado. Muito obrigado.”

2 comentários:

de.puta.madre disse...

Eu tb já vi umas dezenas de vezes o Grande Johny Guitar.

Simone Oliveira disse...

Que lindo *.*