26 de outubro de 2008

A Casa Delmiro Adan Andion



Era assim em 1942. Ainda existe. A rua é que mudou de nome.

" No meio das quintas, hortas, e olivais que existiam no norte da cidade no século XVI os oficiais de pedreiro e carpinteiro fundaram uma ermida dedicada a S. José. Chamaram-lhe igreja ou ermida de S. José de entre as hortas ou de S. José dos Carpinteiros. Em 1567 o Cardeal Infante D. Henrique instituiu uma nova paróquia que titulou com o nome do santo. Após o Terramoto a igreja sofreu alguns danos e foi restaurada.
Na obra “Lisboa na 2.ª metade do século XVIII”, é feita a referência à Rua direita de São José, ao arruamento onde se situava a igreja de São José.
Por edital de 18/10/1913, durante o regime republicano à antiga Rua de São José foi atribuído o nome de Alves Correia, um dos principais impulsionadores da derrocada do regime monárquico. Fundou os jornais republicanos O Debate, A Vanguarda e O País. O novo regime alterou a denominação das ruas, praças, largos, instituições, edifícios, entre outros, com o propósito de acabar com a influência que a religião e a monarquia tinham na vida quotidiana e profissional das pessoas. Mais tarde, durante o Estado Novo, o Município repôs a nomenclatura anterior, sendo uma das suas justificações o facto de que "algumas destas ruas (...) não conseguiram com a moderna toponímia apagar na memória da população a sua designação anterior". Assim, por edital de 28/05/1956 a Rua Alves Correira voltou a denominar-se Rua de São José. "
in http://toponimia.cm-lisboa.pt/

Clicar para aumentar a imagem.



Sem comentários: