19 de setembro de 2008

A utilidade das ditaduras nos melhoramentos urbanos


Que maravilhosa é esta calçada. Quem a faz? Os presos políticos?
Nós não temos presos políticos há trinta anos
Ah! (espanto),então quem as faz? Funcionários???
No meu país temos ruas muito bem empedradas. Quem as calceta são os presos políticos. E temos ruas feitas por todos os partidos, pois eles vão variando no poder. A uma chamamos o partido X a outra o Y...
Pena, não terem já presos políticos eles arranjam de graça as ruas e até ficam muito bem.

E fica assim um silêncio...

(conversa à saída dum restaurante entre um sul americano e um grupo de portugueses).
Fotografia de Joshua Benoliel de 1907.

11 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge Lima disse...

A nossa ditadura piorou bastante a cidade. Devíamos ter ficado com o Ressano Garcia, metade do que fez o Duarte Pacheco (et al) é hoje largamente considerado como asneira e seguidismo americano.

T disse...

Ó Jorge é evidente que este texto é irónico, não?
Quanto a Duarte Pacheco fez algumas coisas muito boas e arrojadas por Lisboa, que hoje seriam impossíveis de concretizar. Talvez por isso tenha morrido tão cedo.

Luís Bonifácio disse...

Parece-me o largo em frente à estação do Rossio.
No canto direito está o Teatro D. Maria II.

Anónimo disse...

Boa noite a todos.

Acabei exactamente de visualizar, esta foto num site.

Só que existe um pequenino problema.

O título da foto diz o seguinte:

" Calceteiros empedrando um chão em Lisboa, em 1910 ".

Por conseguinte, só tenho um pouquinho de pena de não saber, exactamente, onde fica localizada esta rua ou largo!

Fernando ;-)))

Anónimo disse...

Já agora, para que não existam dúvidas, o blogue tem por título:

" Ao (es)correr da pena e do olhar ".


Fernando ;-)))

T disse...

A foto é de Benoliel e está no Arquivo Municipal. Praça Dom João da Câmara
Freguesia ;Santa Justa
A data 1907, data em que apareceu na Ilustração Portuguesa.

Bic Laranja disse...

O blogo onde aparece a fotografia é meio larápio e não menciona a fonte das fotografias: há lá umas poucas que são minhas.
Cumpts.

T disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
T disse...

Blogues larápio, bem definido:) Só me estou a lembrar do caso da foto do Manuel, tirada qdo ele tinha 5 anos, risos.
Cumpts.

Anónimo disse...

Bem, eu ao dar o nome do blogue, no qual eu visualizei a fotografia, e adianto já, sem qualquer tipo de problema, é sómente, para que não hajam rigorosamente, quaisquer dúvidas.

Deu-me a sensação, que há uns tempos atrás, houve uma duvidazinha.


Fernando