28 de agosto de 2008

Site de urbanismo da CML actualizado

A CML é um mundo e o seu vasto conjunto de sites um labirinto, um puzzle que vale a pena resolver pela vastidão de conteúdo disponível. Diga-se de passagem que quem, como eu, tiver um mínimo de curiosidade sobre o que o rodeia, vontade de compreender o que são as coisas e porque são como são, pode passar anos da sua vida só a ler a informação gentilmente disponibilizada nos sites da CML. Sabe Deus quando me vou fartar. Entre fotos e mapas antigos e a origem dos nomes das ruas, décadas de revistas antigas inteiramente grátis na hemeroteca, planos para o futuro, nota-se que vivemos numa cidade histórica, numa capital europeia, que gera 45% do PIB deste país.

Especialmente importante para mim, recentemente publicado, é o Plano de Pormenor das Amoreiras, pois vivi os primeiros 25 anos da minha vida lá por perto, e mantenho uma forte ligaçao sentimental com a zona, apesar de já não a visitar tão frequentemente.

Como muitos de vós sabeis, Campo de Ourique é um bairro "inacabado", ou antes, "entalado" entre vestígios de coisas mais antigas, e nunca foi verdadeiramente integrado com elas.

Basta olhar para o mapa... a Rua Maria Pia, a Rua Saraiva de Carvalho, a Rua Silva Carvalho e a Rua de Campo de Ourique já lá estavam antes do bairro, entre muitas outras zonas periféricas a elas adjacentes, delimitando-o e sendo consequentemente compostas, em parte, por casas fraquitas e degradadas, do tempo em que o bairro ainda tinha quintas e fábricas pelo meio, com meia dúzia de pátios/vilas operárias á mistura.

Lisboa a pouco e pouco volta a orientar-se para o bom caminho do qual se desviou um pouco antes do 25 de abril... espero que deitem finalmente abaixo aquele muro cheio de graffitis, pelo menos parcialmente, tendo em conta o seu objectivo explícito de prolongar o reticulado e melhorar a mobilidade pedonal. Lisboa é uma cidade cheia de muros, auto-estradas, e obstáculos miscelâneos... reflexo de um povo desconfiado e com a impaciência típica dos habitués da cafeína :)

Premei o botãozinho do aparelho apontador, e ide: http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/004/

Sem comentários: