25 de agosto de 2008

Plantadivinha



Esta planta, muito usada para fins decorativos em Portugal, origina do México e curiosamente não é considerada um cacto pelos botânicos. Segundo reza a lenda, só floresce aos 100 anos, apesar de hoje sabermos que, estranhamente, a sua longevidade é proporcional á aridez do solo. É uma planta que vive para sofrer - o seu único propósito é acumular nutrientes para depois gerar um espigão enorme e cheio de "flores", que espalharão as suas sementes aos 4 ventos, matando a planta e reiniciando um processo que certamente já deve ocorrer desde o tempo dos dinossauros :)

Mas podemos impedir o espigão de crescer - se o cortarmos antes das flores aparecerem, o caule da planta fica saturado de uns açúcares muito especiais. De seu nome científico "inulina" (não confundir com a insulina dos diabéticos!), o açúcar desta planta é um derivado saudável da frutose, comercializado sob a marca "fructosan" como um substituto do açúcar, produto com popularidade crescente nos tempos que correm.

Este facto já era conhecido dos antigos povos americanos, que lhe chamavam "água mel", e que até o fermentavam para fazer vários tipos diferentes de bebidas!
O "pulque" - uma espécie de cerveja - o mezcal, licor genérico, e a conhecidíssima tequilha, nome reservado para um derivado do mezcal, mais forte, e que pode conter extractos de outras plantas, fabricado principalmente á volta da cidade chamada... Tequila.

Mais interessantemente ainda, as suas fibras são também aproveitadas para aplicar padrões decorativos a objectos de couro - como por exemplo, este belo cinto.



Como se chama esta planta milagrosa?

(Piteira / Agave)

3 comentários:

ABS disse...

Hum. Bonita piteira. Ou chamamo-la pelo nome latino, Agave americana? E o que eu gosto de mezcal... mas esse é feito com uma prima desta!:)

Anónimo disse...

Olá ABS! Está certo :D
Já que gostas de mezcal, e na minha perspectiva infodependente de que mais info é sempre melhor, gostaria de oferecer o seguinte suplemento.

Segundo a Norma Oficial Mexicana NOM-070-SCFI-1994, da Secretaría de Comercio y Fomento Industrial, intitulada "Bebidas Alcohólicas. Mezcal. Especificaciones.", o "Mezcal" é a Denominação de Origem da bebida elaborada por qualquer espécie do género Agave que não seja utilizada para outras bebidas com denominação de origem dentro do mesmo estado mexicano.

Portanto em Tequila não podes chamar mezcal a um licor de Agave tequilana, em Bacanora não podes fazer mezcal de Agave angustifolia, mas podes substituir por Agave americana ou outra qq.

Como se pode ver pelo atrás disposto, o mezcal é um termo genérico para o licor de agave, um pouco como a controversa discussão do rum e da cachaça.

Esta diversidade leva a que os apreciadores da bebida se entretenham a comparar tipos de mezcal, um pouco como os enófilos, visto que cada um tem o seu sabor subtilmente diferente.

A minha namorada / "esposa não-oficial" é Eng. Alimentar, e lida com estas tretas todos os dias, portanto eu tb lhe apanhei o "bicho" :)

erre disse...

Não sei o nome da planta... mas lá que o cinto é giro, é :)