10 de agosto de 2008

Lisboa na segunda metade do século XVIII

Serve a presente para informar a todos os potenciais interessados que desenterrei e disponibilizei uma pequena colecção de mapas de Lisboa que, tanto quanto sei, não se encontrava ainda online.
Os scans foram feitos por mim, sem grande cuidado nem qualquer aparelho especial, e o livro de onde os tirei já era uma cópia de má qualidade do original, mas dá para ver tudo :)
Aparentemente faltam tres freguesias neste livro que Francisco Santana recolhe e indexa a partir de um original da Torre do Tombo, que data de 1770.
O texto introdutório parece querer indicar que não constavam do original.

Apontai o vosso navegador para http://lisboa.betatechnologies.info/freg e mirai a lista de imagens.
Para vossa conveniência, aqui segue a lista de uma forma melhor legendada:

Anjos
Santa Catarina
São Cristóvão
Conceição
Encarnação
Lapa
São Lourenço
Madalena
Santa Joana (Zona onde hoje é o Marquês)
São Martinho
Mercês
São Nicolau
Pena
Mãe dos Homens e Vale Pereiro (Zona onde hoje é o Rato)
Sacramento
Santo André
Santiago
Santos
Santa Cruz do Castelo

Santa Engrácia
Santo Estêvão
Santa Isabel
Senhor Jesus da Boa Morte(Hoje Santo Condestável/Prazeres/Campo de Ourique)
São João da Praça
São Jorge
São José
São Julião
Santa Marinha
São Martinho
São Miguel
São Julião
Socorro
São Paulo
São Pedro(Alcântara)
São Tomé
São Vicente

Isto está tal e qual saiu do scanner... mais tarde actualizarei ou eventualmente até colarei os mapas uns aos outros, para dar uma visão mais completa de Lisboa :)

7 comentários:

Bic Laranja disse...

Excelente!
Qual é o livro, já agora?
Cumpts.

Jorge Lima disse...

Viva Sr. Bic... O livro chama-se... Lisboa na segunda metade do século XVIII :)

Bic Laranja disse...

Obrigado!
Cumpts. sr. Jorge!

Miguel Gandara disse...

A freguesia de São Jorge é a actual São Jorge de Arroios certo?

Unknown disse...

Peço desculpa, mas em Dezembro de 2016 ainda consegui aceder aos jpegs destas plantas. Hoje, em Fevereiro de 2017, parece que já o acesso agora me é negado por alguma razão que me ultrapassa.

Eu sei que este post já tem quase 10 anos, mas estas plantas bem que me davam jeito para consulta agora que estou a escrever a minha tese de mestrado.

Um bem haja,

Marco A.

misi disse...

Viva Marco, deve ter havido algum soluço na internet, os mapas estão online. De qq forma, hoje em dia a Torre do Tombo já disponiliza no seu site o original a cores. Se quiser até lhe posso fornecer o livro de onde digitalizei isto. Qualquer coisa, pode contactar-me através do meu email jorge.manuel@gmail.com :)

Fernando disse...

Por aqui vai-se lá facilmente:
http://lisboa.betatechnologies.info/freg/1770.html