2 de julho de 2008

Há ouro em Almada!?

«As minas de ouro da Adiça, no concelho de Almada, já eram exploradas no reinado de D. Afonso Henriques. E todos os reis subsequentes protegeram a sua exploração. Assim a Adiça era um couto real com juízes privativos que nos primeiros tempos se chamavam Quinteiros postos pelos reis, e depois com outros juízes eleitos pelos mineiros.
Estes gozavam de muitos privilégios, tais como, não irem à guerra em terra ou no mar, não pagarem jugada nem fôro algum das suas fazendas e outros mais que constam da Carta de Confirmação de El-Rei D. Manuel de 2 de Maio de 1497, (Sua Chancelaria, livro 29, fls. 69), onde veem mencionadas tôdas as cartas de privilégios concedidas pelos reis antecessores áquele.
A lavra deu bom rendimento até D. Joao III que fêz doação das minas a António da Fonseca (Chancelaria, livro 46, fls. 160). Mas como o concessionário foi muito tirano e vexava os trabalhadores com impostos e extorsões, ela acabou por falta de operários.
Em 1814, por mandado de D. Joao VI, o Doutor Jos6 Bonifácio de Andrade e Silva, Intendente Geral de Minas, que mais tarde foi deputado à. Assembleia Constituinte e Ministro do Império do Brasil, procedeu a uma demorada e inteligente pesquiza, empregando homens munidos de ferramentas de última invenção. O produto, em um dia, deu urna oitava e meia.
Mas na sua opinião, a Lavra seria maior se houvesse lavadouros especiais como os havia na Hungria e na Transilvânia. Ele dirigiu ao Rei uma exposição pedindo auxílio pecuniário mas esse auxilio nunca foi concedido.
E as minas da Adiça passaram à história com todo o seu recheio, que, segundo José Bonifácio, faria de Portugal um país rico e invejado.»

-- João Jardim de Vilhena, in Boletim Cultural e Estatístico Nº3, 1937

Não faço ideia onde é a Adiça, nem porque é que há mais de 250 anos que ninguém vai lá investigar as minas com tecnologia moderna, mas o Google parece indicar que há um sítio qualquer desabitado com esse nome, no mato a sul da Fonte da Telha, perto da base da NATO...
Aparentemente o próprio nome "Adiça" quer dizer mina de ouro, há mais de uma terra com este nome, e segundo uma página que descobri, há quem conheça e visite este sítio na margem sul.

1 comentário:

Alchimystic disse...

Esta depressão chama-se 'Mina de Ouro' e corresponde às minas da Adiça