20 de julho de 2008

Annuntio vobis gaudium magnum; Habemus Mapam! :)

O site do Arquivo Municipal contém dois levantamentos topográficos:

O primeiro é um levantamento de Filipe Folque, realizado entre 1856 e 1858, que consiste de 65 imagens. Na altura, Lisboa consistia apenas da área delimitada pela primeira Estrada da Circunvalação (Alcântara/Triste Feia - Carvalhão/Cruz das Almas - S. Sebastião - Saldanha - Arroios - Alto de S. João - Cruz da Pedra / Madre de Deus).
Contudo, este levantamento também inclui a zona de Belém e os terrenos imediatamente a norte do Mosteiro dos Jerónimos, que lhe pertenciam, sem incluir, no entanto, qualquer parte de Monsanto.

O segundo foi realizado por Júlio António Vieira da Silva Pinto, consistindo num total de 249 imagens, datadas de 1904 a 1911. Abrange a área delimitada pela nova Estrada da Circunvalação Fiscal / de Algés, ainda que a zona periférica de Lisboa fosse, na altura, praticamente desabitada.
O Arquivo disponibiliza uma parte das imagens com uma resolução *elevadíssima*, o que é extraordinário! :)

Para meu e vosso benefício, tomei a liberdade de recolher todas estas imagens, recortar os bordos, e uni-las num mapa completo. O site do Arquivo Municipal obrigou-me a fazer isto manualmente, gravando todas as 314 imagens para o disco uma a uma, ao longo de várias horas, espalhadas por vários dias. É um site muito lento, e difícil de utilizar, mas que vale a pena consultar pela riqueza do seu conteúdo.

O resultado é bastante pesado, pelo que não aconselho a gente com pouca paciência ou computadores muito fracos. O levantamento de Filipe Folque, já aqui mencionado antes, ocupa cerca de 20 megas. Acrescentei-lhe um pequeno menu de navegação. Brevemente tentarei acrescentar um motor de busca e uma maneira de visualizar apenas uma porçao do mapa de cada vez.

O levantamento de J. A. Vieira da Silva Pinto, mesmo na resolução mais baixa, ocupa 80 megas.
Isto demora um ou dois minutos a transferir na minha ligação de 8 megabits, pelo que é relativamente aceitável. A versão de resolução elevada pode ser visualizada painel a painel clicando nas imagens da janela da direita, e ocupa dez vezes mais! :)
Como diria o Marquês, estas imagens um dia serão pequenas! :)

Clicai e analisai. Para maior edificação pessoal, sugere-se a comparação lado a lado um com o outro, ou com o Google Maps, abrindo duas janelas e dimensionando-as adequadamente.



Muito obrigado á Beta Technologies por disponibilizar a quantidade ridícula de espaço e largura de banda que isto consome, bem como permitir que trabalhe em projectos pessoais nas horas mais mortas! :)
E claro que se aceitam sugestões e agradecem-se comentários, piropos, ramalhetes de flores, doutoramentos honoris causa, ou jantares de lagosta! ;)

4 comentários:

T disse...

Grande e belo trabalho Jorge:)
Agora só falta o teu diagnóstico ao meu pc, para fazer correr esses mapas:)

Jorge Lima disse...

Hehehe, deixa, um dia destes já programo uma maneira qualquer de ver só uma pequena parte do mapa de cada vez... e depois já não há esse problema ;)

Bic Laranja disse...

Sim senhor. Rico trabalho. Pena a largura de banda aqui.
Quem sabe se no emprego...
Cumpts.

Unknown disse...

Uma palavra: Fabuloso.Um grande obrigado.