26 de setembro de 2007

80 milhões!

Há algo errado nisto!
80 milhões...
Ah... mas foi tudo com dinheiro das ofertas...
As ofertas... aquelas caixinhas para colocar o dinheiro para os pobres desta santa e para os pobres daquela obra religiosa...
Mais valia porem lá umas chapinhas em todas as caixinhas das ofertas a seguinte inscrição "Para a Obra da Basílica dos 80 milhões"...
E aqueles pobres todos que ficaram sem as ofertas por causa da Basílica?
80 milhões...
Eu sou católico e até vou a Fátima!
80 milhões...
Um painel gigantesco em ouro!
80 milhões...
Acho que Fátima não trata muito bem a fé dos peregrinos que a visitam.
Reparem: na zona onde se queimam as velas pode ler-se que não é o tamanho da vela que faz com que as promessas tenham mais valor e pede-se aos peregrinos que escolham velas pequenas mas depois vendem-se (sim... ninguém pede o dinheiro e só põe quem quer, mas ninguém vai a Fátima "roubar" velas mesmo debaixo das barbas daquele a quem se vai pedir uma "ajudinha") velas gigantes para queimar. Quem com muita fé queira deixar a queimar uma vela ou duas ou três ou quatro, as que quiser, de acordo com aquilo em que acredita... não pode! Queima uma e as outras atira lá para dentro de qualquer maneira sem qualquer momento de reflexão. Se é para atirar lá para dentro, se não posso fazer de Fátima um lugar de encontro com o silêncio e com Deus... se sou tratado como "cliente"... mais vale acender a vela em casa e ficar por lá e tentar rezar qualquer coisa naqueles bocadinhos em que não se está a refilar com a mulher e os filhos e no intervalo de um jogo de futebol. Até porque... se não é pelo tamanho da vela que a minha fé é medida também não pode ser pelo local onde rezo.
Enquanto isso... 80 milhões...
O contraste entre a fé de um peregrino que de joelhos cumpre uma promessa e as ricas vestes de um bispo... Qual a verdadeira fé? Onde está ela? Nos olhos cansados de felicidade de um peregrino que cumpre alegremente a sua promessa depois de Deus "ter olhado por ele" ou nos olhos longínquos de um bispo refastelado debaixo de um telheiro que o abriga do sol e da chuva?
Não admira que Madre Teresa tenha sentido falta de Deus na sua vida... ou terá ela sentido a falta de Deus na vida daquelas que deveriam dar exemplos (como o dela)?
E os 80 milhões...
Se a Jesus Cristo lhe desse para voltar ao nosso Mundo, muitos vendilhões teria ele para expulsar dos templos... Para aí uns 80 milhões...
80 milhões dava para...
E em redor do recinto vende-se Jesus em caixinhas, em canequinhas, em toalhinhas, em pulseirinhas... Um horror de gente que vive à conta de Deus e da fé que ele inspira.
Ok... 80 milhões...
Vou a Fátima algumas vezes... ultimamente não consigo encontrar a calma e o silêncio suficientes para me aproximar de Deus. Mas tento lá chegar... e ponho a queimar as velas que a minha espiritualidade me pede. E não coloco dinheiro nas caixinhas das ofertas. E dou o dinheiro certo pelas velas. E sinto vontade de expulsar todos aqueles vendilhões dali para fora.
Agora os 80 milhões!
Relembremos os fundamentos da fé católica e os principais ensinamentos de Jesus Cristo...
Existe alguma obra de caridade apoiada pela Igreja Católica com notariedade... digamos... nacional?
(posso ser muito burro e se estiver enganado ao achar que não existe nenhuma prometo aqui mesmo ir a Fátima acender uma vela para remissão deste meu pecado)
A quantas acções de solidariedade humana vimos a Igreja associar-se?
(posso ser muito burro e se estiver enganado...)
Como pode uma instituição religiosa apelar à caridade, ao amor pelo próximo, à ajuda ao mais necessitado, e por aí adiante, quando em vez de ser caridosa, amar o próximo e ajudar o mais necessitado, gasta 80 milhões de euros numa basílica?
Expliquem-me lá e se estiver a ser muito burro e estiver enganado ao achar que não existe nenhuma forma de o conseguir prometo aqui mesmo ir a Fátima acender uma vela para remissão deste meu pecado.
80 milhões de euros... xiça!
Perdoa-lhes, Deus... eles não sabem o que fazem!

Sem comentários: