26 de fevereiro de 2007

Portugália

Image Hosted by ImageShack.us
O sol dá-me desejos de imperial. Deve ser disso.
Dei por mim a mirar esta foto, com redobrado interesse.A relembrar croquetes quentes e pratos de camarão. A mesas cheias de copos vazios. Os momentos calados a observar. A risota e as histórias. A sapateira a saltar para cima do vizinho do lado .

A Portugália é o meu fado. Por ser ao pé de casa. Por ser um espaço que dá para todo o tipo de grupos. Embora a comida seja execrável, eu sei, mas continua a ter algo chamativo.
Era Germânia, com a 1ª Guerra Mundial, passou a Portugália. Foi uma nacionalização rápida. Agora dizem que vão converter a fábrica adjacente num condomínio de luxo. Quiçá terá entradas privadas para a cervejaria.
Tenho saudades em particular do 1º andar. Das madeiras e da lentidão. Outro dia fotografei a senhora Portugália. Até é bonita e vigorosa. Moderna. Lembra-me mais uma actriz italiana do que uma valquíria.
Espero que os patos bravos da actualidade não a maltratem muito.Aqui suspiro. Na realidade não acredito.

Sem comentários: