17 de setembro de 2006

A história d´O

Como a Dominique Aury, li muito nova vários livros eróticos da colecção do meu irmão (ela lia os do pai), mas com a vantagem da História d´O estar incluída nesse rol.
Sempre me interroguei quem seria a tal de Pauline Réage; um homem era a hipótese mais provável, pensava eu. E o livro seduziu-me tanto como me aterrorizou.
Reli mais tarde e pensei, aqui há toque de mulher. Porque há coisas sexualmente que só uma mulher sabe descrever. E porque até não são só sexuais, são fundamentadas numa imensa energia amorosa.
Há anos li que a verdadeira autora era uma senhora chamada Dominique Aury. E quando vi há dias na Amazon o anúncio da biografia dela, claro que a comprei.
Não fazia ideia que fosse uma figura literária tão conceituada, militante da Resistência Francesa, sendo até a única mulher que fazia parte do grupo dos leitores da Gallimard e da NRF, que incluia figuras como a de Camus por exemplo.
Toda a vida escondeu o segredo do seu livro polémico, completamente hostilizado pelo governo francês. Vivia com os pais e o filho, muito sossegadamente, tendo num mundo paralelo uma imensa paixão, Jean Paulhan e algumas outras histórias amorosas.
A História d´o é dedicada a Paulhan. Porque, detrás daquela figura calma mas duma elegância sóbria existia um verdadeito turbilhão de vontade e de desejo.
É aos 86 anos que surpreende o mundo ao dizer " Eu sou Pauline Réage".Passaram muitos anos e a História d´ O é agora um clássico do erotismo.
Quatro anos depos morre em sua casa, rodeada de gatos e de cães em 1996.

Image Hosted by ImageShack.us

Esta é a biografia que li: recomendo a quem quiser saber mais e não só sobre a Dominique mas sobre o período pós e durante Resistência, Brasilach, Aragon, Camus e muitos outros nomes.Está bem documentada e bem escrita.
Na foto Dominique e Paulhan...

Image Hosted by ImageShack.us
Dominique Aury en 1996 (Jacques Sassier, Gallimard).
Retirada do blog: http://biodominiqueaury.blogspot.com/

Sem comentários: