19 de setembro de 2006

faranaz keshavjee



nos últimos dias tenho ouvido e lido esta senhora com um interesse redobrado.


grosso modo, quando mais a leio, mais gosto do que leio.

faranaz keshavjee é, religiosamente, uma muçulmana shiita ismaelita que, a propósito da palestra do papa bento xvi, na sua ex-universidade alemã tem colocado alguma luz sobre o assunto.

o seu artigo no público de ontem é uma peça a estudar cuidadosamente.

além de uma fonte muito interessante de informações históricas, com as suas opiniões sobre a tolerância religiosa; o dever da não separação da espiritualidade do sujeito da sua contribuição para um mundo melhor; a fé como estimulo para fomentar a razão, faranaz keshavjee faz uma lamento pela irracionalidade das criticas de alguns muçulmanos à palestra do papa, justificando-as com a não leitura do texto, a sua não compreensão, ou a pura má fé.

esta contribuição de faranaz keshavjee, tal como a de frei bento domingues no domingo na rtp1, onde foi interrompido abruptamente pela entrevistadora por não estar apenas a acusar os muçulmanos de toda a intolerância religiosa e lembrar que de guerras santas está o antigo testamento cheio.... e é a bíblia sagrada, são exemplos a louvar e estudar com a atenção que o assunto nos deve merecer a todos: ateus, ou crentes

Sem comentários: