19 de setembro de 2006

Estado e Igreja

Porque também acredito que o Estado independe da Igreja, passo a citar um email recebido:

Caro/a amigo/a ......
Perante as notícias recentemente vindas a público (noticiários da SIC)*, a associação cívica República e Laicidade entendeu por bem distribuir o seguinte:
COMUNICADO

É com a maior preocupação que a associação cívica República e Laicidade (R&L) regista aqui o facto grave de, uma vez mais, o princípio da não confessionalidade das cerimónias oficiais do Estado ter sido violado.
Desta vez, a situação ocorreu, no passado dia12, numa freguesia rural do Concelho de Faro, durante o acto oficial de inauguração de uma nova escola pública: a cerimónia, presidida pelo Primeiro Ministro da República e onde, entre outras individualidades oficiais, também participou a Ministra da Educação, envolveu a bênção católica das instalações (cf. reportagem nos noticiários da SIC).
Este facto é tanto mais grave quanto é recente a criação da legislação que esclarece os termos, assumidamente não confessionais, por que se deve reger o protocolo do Estado – uma legislação que surgiu, aliás, na sequência de um reparo da associação R&L – e ainda pelo facto de ser o próprio Governo da República, ao seu mais alto nível, a vir dar ao país um péssimo exemplo da sua não aplicação.
14/set/2006 Luis Mateus (presidente) Ricardo Alves (secretário)
*
http://xl.sapo.pt/?play=/MTE1ODA5Mjk0Mw==/MjAwNjA5MTJfcHJlbWlv/YzcwZjU2ZDA2Mzc0M2RlOTMwYmI5NjY2M2NmNmExMWQ=

Sem comentários: