18 de julho de 2006

Estar ou ser só


Engraçada a coincidência do tema proposto pela Alice e o meu dia de hoje.
Um excelente tema e que gerou adesão. As boas propostas têm o condão de fazê-lo.

Acho que a solidão é das coisas que mais mete medo a toda a gente. Faz-se tudo para não se estar isolado. Mas é verdade também que viver sozinho não é nenhum drama.
Costumo dizer que contribuí já para o sistema: vivi quinze anos com um namorado e outros três com outro namorado. Além dos anos que vivi com a família. Éramos oito pessoas em casa, mais as cadelinhas e os canários. Por isso desde pequena gostei de brincar sozinha. De ler. De apreciar o meu espaço(o que era dificil de conseguir por vezes). Daí acho que veio esta coisa: aprecio mais o meu território do que ter de sacrificar a sua qualidade à contiguidade de outra pessoa. É mau ser assim? Azar.
Já o partilhei sem ser por razões amorosas: com amigos que precisavam duma toca, com itinerantes e com a minha sobrinha. Até cedo o meu quarto e durmo noutro sem problema. Mas depois tudo regressa à normalidade.
Acho que sou uma pessoa sociável ( quando me apetece). Não acho irracional adormecer com os amigos todos em casa. Dantes ia dormir sem me despedir, o que era pior. Mesmo assim, toleram-me. Gosto muito dos meus amigos e da minha família. a casa está sempre aberta para eles. Nem me importo que a Tubaroa destrua a casa. Adoro-a pois então. Até já brincámos com a biografia da Agustina. Ela acha que o livro é uma caixa de cartão. E quem sou eu para desmentir tal facto?

Pior muito pior que estar só é sentirmo-nos apertados e desconfortáveis com a presença de alguém. Isso aborrece-me muito. Prezo demasiado a vida para ter que aturar fretes e já não tenho idade nem posição social para fazê-lo. Por isso evito-os. Nunca serei uma eremita mas também não preciso da presença de alguém para de ser feliz : consigo ser sozinha placidamente sabendo que os outros andam por aí ,que existem e estão felizes também. E isso para mim é essencial...a felicidade daqueles outros de quem eu gosto.

Muito seriamente a única vantagem em morar acompanhada é para repartir a renda da casa. E mesmo assim..vai lá vai:)

1 comentário:

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»