21 de abril de 2006

um é um disco histórico. ou o outro é 'apenas' mais um cd.

mas no entanto, ambos são idênticos no seu conteúdo.


este disco

Image Hosted by ImageShack.us

é um dos célebres (ok.. para quem tenha uma idade parecida com a minha e alguma vez se tenha interessado por estas coisas da músic tradicional) discos da 'colecção de serapilheira'.

editado pelos arquivos sonoros portugueses, é o resultado do trabalho de campo do corso michel giacometti e posterior trabalho 'laboratorial' de fernando lopes-graça nas beiras.

tem uma das canções mais bonitas que conheço: a cantiga da roda, gravada pela d. maria trindade baptista de dornelas do zêzere, e que lhe custou uma tareia do marido por ter cantado para uns estranhos (esta informação foi-me dada pelo meu pai que conhecia a senhora e a história por serem do mesmo concelho).

muitos grupos que se dedicaram á música popular nos finais dos anos 60, começos de 70 ouviam religiosamente estas gravações.
tem um 'senhora santa combinha' gravada em cambra, vouzela, e o 'olé senhora mãe, de talhadas, vouzela, absolutamente deslumbrantes no seu abrir harmónico de terceiras, quintas e guincho.

tem a mais que célebre moda do bombo (o carvalhal) na musica portuguesa. usada por vários partidos depois de 74 para os seus chamamentos de rua, esta moda, gravada em souto da casa destinava-se a comemorar a tomada pela população de uns terrenos no carvalhal que eram propriedade da irmandade do santíssimo, da casa garrett e do povo de souto da casa, que numa quarta feira de cinzas decidou tomar a posse dos terrenos.
durante muitos anos, a peregrinação anual comemorativa daquela posse termina com a pregação do pároco local que afirmava 'o céu é de quem o ganha e a terra de a amanha'.

mas para além das 28 peças musicais que contém, este disco é primor de charme e rigor de execução estética.

por outro lado, este outro disco

Image Hosted by ImageShack.us

é apenas mais um cd de 'portuguese folk music'

mesmo tendo as mesmas músicas e estando muitíssimo melhor audível.

Sem comentários: