28 de abril de 2006

a agricultura portuguesa e a pujante e dinâmica iniciativa privada portuguesa

a agricultura portuguesa é um caso singular.
e os agricultores portugueses, mais ainda.


igualmente singular é o sistema de incentivos que recebem; aqueles a que se acham com direito e o que reivindicam a toda a hora.

ao contrário de qualquer outra actividade produtiva ou não, reclamam subsídios se chove, se está seca, se colheram a mais, se colheram a menos, se os preços estão altos, se os preços estão baixos.
recebem subsídios por plantar
recebem subsídios por arrancar
e por substituir
e por existirem.

recebem subsídios para o gasóleo verde dos seus jeeps, e dos seus bmw e dos audis e claro, também para os tractores.

recebem o que mais ninguém recebe e passam a vida a dizer que trabalham de sol a sol e que sem eles o país era um deserto e que tínhamos que importam tudo o que comíamos (qualquer pessoa que visite um mercado sabe que, não obstante, isso acontece)

agora soube-se que cerca de 50% dos subsídios atribuidos à chamada 'electricidade verde' (sim!!!! também têm 40% da factura de electricidade paga...)´é recebido indevidamente porque usada para fins que não agrícolas...

existe em portugal o hábito de dizer que os funcionários públicos não trabalham (mesmo quando os que dizem isso são funcionários públicos a reconhecer a sua ineficácia...) e que são a culpa do descalabro das contas do estado.
eu não sei.
as vezes que fui a serviços públicos não vi nenhum homem a coçar tomates nem mulheres a acertar o soutien ao peito.
recentemente tive que me deslocar a dois serviços, em dois dias seguidos.
estavam cheios de gente e com os funcionários sem um minuto de descanço. num deles tinha mais de 100 pessoas á minha frente e o tempo de atendimento foi absolutamente aceitável e absolutamente educado em que até me tiraram fotocópias de documentos que eu deveria ter tirado antes de lá chegar.

o que me espanta é que exista um sector produtivo em portugal que vive artificialmente de subsídios para o que produz e o que não produz e se mantenha a cegueira pura e dura perante tal.
e sim, um dos seus dirigentes é professor universitário, que chegou a acumular com ser deputado ao parlamento europeu.. e ser o 'agricultor' que mais dinheiro de subsídios recebia em portugal.


mas é o que vale que quanto aos funcionários públicos somos todos treinadores de bancada...

Sem comentários: