27 de dezembro de 2005

Ainda a Quadra Festiva

Olá a todos e continuação de boas festas. Ainda a propósito da quadra natalícia venho dar-vos a conhecer a receita de bolo rei da bimby, coitada, que foi posta de lado este natal. Não por incompetência, não, que ela faz o que pode e a mais não é obrigada, mas por questões tradicionalistas e conservadoras que não me deixam utilizá-la de vez em quando. Bem cá vai: Bolo-Rei

450 gr de farinha com fermento
130 gr de açúcar
40 gr fermento de padeiro
3 gemas
50 gr de manteiga
sal
limão, 1 cálice de vinho do porto
1 colher de sopa mal cheia de canela
frutos secos
130 gr de leite

Pôr a farinha no copo da bimby. Juntar-lhe o açúcar e um pouco de sal. Desfazer o fermento no leite morno e juntar. Juntar, no copo, os ovos, o fermento com o leite, a manteiga derretida, a raspa do limão e o sumo do limão, a canela. Programar 1 minuto velocidade 9. Juntar o vinho do porto. Programar de novo uns segundos, velocidade 9, e depois 5 minutos velocidade espiga.Ver se ficou bem batido, polvilhar o interior da bimby com farinha e programar uns segundos velocidade 5 até formar uma bola. Deixar levedar até levantar o copinho da bimby ( cerca de 1h30 mn, ou até dobrar o volume.
Tirar da bimby, amassar muito bem com as mãos enfarinhadas, juntar os frutos secos que se quiser, sempre a amassar bem, e deixar a descansar mais algum tempo.Formar o bolo com buraco - para o buraco não fechar pode colocar-se no meio um copo que possa ir ao forno - pincelar com ovo. Deixar descansar um pouco e depois enfeitar com frutos cristalizados. Levar ao forno quente até cozer.

BOM APETITE E UM GRANDE ANO NOVO A TODOS!

PS:Livra!!! Demorei mais tempo a emendar a porcaria da receita do que a passá-la, que sina ser pitosga.

Sem comentários: