16 de novembro de 2005

e não se pode exterminá-los?

durante o mês de outubro decorre na cidade italiana de alba a fiera nazionale del tartufo bianco, que culmina com o leilão mundial da trufa btanca no castelo de grinzane cavour.
este mediático leilão ocorre simultaneamente com um jantar, a decorrer num famoso restaurante mundial, para o qual convergem os principais licitadores.
este ano o jantar decorreu no restaurante toscana, situado no hotel ritz-carlton de hong kong.
todo o jantar decorreu sob a orientação do chefe do restaurante, o italiano umberto bombana.

já o ano passado aqui falei deste evento, que decorreu num restaurante londrino.

este ano a 'estrela da companhia' foi uma trufa branca de mil e duzentos gramas (1,2kg).
tal como todos os anoso restaurante onde é feito o leilão, irá confecionar a trufa para um reduzido número de milionários acéfalos e de papilas gustativas muito desenvolvidas.

o valor atingido no leilão por este fungo foi de 95 000 euros (noventa e cinco mil. sim). o que dá um custo aproximado por quilo de 80 000 euros.
se acrescentarmos a isto o facto do restaurante toscana e o seu chefe se gabarem de ter a melhor garrafeira da ásia, imaginamos que os vinhos, a exemplo do que aconteceu o ano passado, onde as garrafas deglutidas durante o manjar custaram cada uma vários milhares de euros, não tenham sido exactamente coisa barata...

temos portanto um jantar para meia duzia de convivas em que cada um pagará muitos milhares de euros para comer uma trufa branca acompanhada de um vinho (não devemos descurar as entradas, os doces, os digestivos, os habanos para selar a coisa..).

estes eventos só me provocam um sentimento: náusea
a outras pessoas provocam outros sentimentos, como revolta, raiva, nojo ou desprezo.

o que eu espero sincera e profundamente, é que o jantar tenha provocado aos comensais presentes e participantes, a maior caganeira da história e que a merda produzida os afogue até à morte.

e que sejam felizes no céu.....

Sem comentários: