18 de novembro de 2005

debaixo da calçada, a praia, ou em termos mais bíblicos, debaixo da prisão o armagedão

enquanto faziam obras para ampliação da prisão de megiddo, umas das mais bem protegidas de israel, para receber mais presos do hamas, foram encontrados os vestígios do que se acha ser a mais antiga igreja cristão até agora descoberta.

neste mosaicos
Image Hosted by ImageShack.us
encontra-se a mais antiga inscrição referindo o 'senhor jesus cristo', bem como os peixes em posição invertida que identificavam os cristãos nos primeiros séculos da sua existência.


este mosaico foi descoberto sob umas ruidas do periodo bizantino (periodo do qual são as mais antigas igrejas cristãs até agora descobertas, que datam do tempo de constantino).

a importância desta descoberta, para além de ser a mais próxima da data da existência de cristo, é o facto de acontecer no local que se acredita ser o do armagedão (o local da luta final entre o bem e o mal antes do juizo final que acontecerá um pouco mais perto de jerusalém, no monte das oliveiras, como local do regresso de cristo para o efeito da conciliação de contas, ou juizo final (o tal deve e haver dos cristão com o seu deus, já que outras religiões referem outros locais, embora algumas bem próximo e visíveis dali).
a equipa de arqueólogos chefiada por jotham tepper ( que inclui muitos dos próprios presos do local) responsável pelo achado considera que a igreja deverá ser de cerca 300 (coisa a confirmar pela análise de mosaicos contemporâneos), o que a torna na mais antiga igreja cristã até agora descoberta.
este achado vem reduzir a distância temporal entre a existência de cristo e os registos dos efeitos da sua existência (como homem diria eu; como profeta e filho de deus, diriam outros, que não estou aqui para discutir o assunto..), possibilitando recolher mais informação sobre a sua vida que, em rigor, é pouquíssima a 'histórica' e muitíssima a 'imaginada'.

as autoridades prisionais israelitas solicitaram a remoção do mosaico para continuar as obras, mas no entanto as autoridades resposáveis pelo turismo afirmam que o local se pode tornar o 3º centro centro de peregrinação cristã, depois da igreja do santo sepulcro e a da natividade.

Sem comentários: