25 de outubro de 2005

um simples gesto pode mudar o curso da história. ou dar-lhe um novo rumo.

Image Hosted by ImageShack.us

no dia 1 de dezembro de 1955, uma senhora de 42 anos chamada rosa lee parks recusou levantar-se do lugar que ocupava no autocarro da cidade de montgomery, alabama, para que um branco se sentasse no seu lugar. como era mandatorio. es este lhe exigia.
os pretos tinham que dar lugares aos brancos, como se estes estivessem todos grávidos, fossem deficientes mentais, coxos ou paralíticos.

a senhora lee parks foi presa por este acto de insubordinação e pagou uma multa de 14 usd.
a sua prisão originou um boicote de 381 dias a todo o sistema de transportes públicos da cidade por parte da população negra.


à cabeça desse boicote estava um reverendo baptista local, martin luther king jr.
estas leis vinham desde a recontrução pós-guerra civil e obrigavam à separação das raças em todos os lugares públicos dos estados do sul (escolas, restaurante, transportes públicos, bancos públicos em jardins) e a proibição dos negros se instalarem em muitos bairos ou ocuparem algumas profissões nos estados do norte.
esta luta durou 9 (nove) anos até que em 1964 foi aprovada a civil rights act, uma lei federal que acabava com a discriminação racial nos lugares públicos dos estados unidos.

no entanto, este acto também levou a que a senhora lee parks e o seu marido jamais tenham tinho possibilidade de encontrar trabalho na cidade de montgomery, mudando-se dois anos depois para um estado do norte.

naquela manhã de 1955 em que a senhora rosa se recusou a levantar-se do seu lugar do autocarro fez-se história.
esta noite morreu uma parte dela com a morte da senhora lee parks.

morreu a dormir.

num merecido descanso.

Sem comentários: