26 de outubro de 2005

este disco devia ser ensinado nas escolas

roberto mendes fez um grande trabalho de pesquisa sobre o samba do recôncavo baiano.

desse trabalho resulta este disco (ou melhor, estes discos).


Image Hosted by ImageShack.us

o samba do recômcavo tem o nome de chula (manifestamente influênciado pela dança portuguesa e a sua mistura com os ritmos africanos) e é uma espécie de samba de roda.

se nas zonas mais urbanas é quase impossível encontrar estas músicas, nas zonas mais rurais de santo amaro e chachoeira ainda é possível descobrir muitos grupos que o cantam.

este samba é diferente do agora mais famoso (quer o do rio ou o dos trios eléctricos da baía).
a base está nas violas e as percussões são fundamentalmente feitas por palmas.
a chula tem igualmente um ritmo diferente do samba 'tradicional'.

um dos grandes méritos deste trabalho notável é que que o roberto mendes decidiu editar um cd duplo.
no segundo disco tem as gravações originais com um grupos de chuleiros da comunidade de são brás, no recôncavo. que começa com a explicação (ou o abstract) da matéria a dar:
"é isso aí, minha gente. vai falar valentim da burrinha; iniciei chegando numa burrinha de itapema, com um professor chamado orlando; daí eu tava com uma base de 16, 17 anos, comecei com um violão de um rapaz chamado zé (...) agora não tem viola; hoje em dia nós estamos ensaiando com um violão, somente".
depois defilam os sambas tirados da burrinha ("ô minha burrinha é, boa de sela é"), o samba xareu, o samba corrido, o samba do pagode (este mais popularizado agora). tem cheganças, tem partidas, tem romarias, devoções e namoros.

no outro pode ouvir-se a tradução que ele fez das músicas que ouviu e aprendeu.
e onde conta com a colaboração baiana de caetano veloso (santamarense famoso), jussara silveira, margareth meneses, grupo barra vento e nico assumpção.

como o nosso abs diz, serviço público puro e duro !!!


este disco devia ser ensinado nas ecolas

Sem comentários: