28 de setembro de 2005

Boa noite

Fui convidado para participar neste blogue, depois de dois dias em que fui um pacifico voyeur, decidi-me a aceitar o convite.
Como sou de terra de pescadores acho que uma boa maneira de começar é a partilha de uma boa receita da Figueira da Foz.
Embora segundo a Celeste Russa (a rainha peixeira cá do burgo) já não seja propriamente o tempo ideal para se comer sardinhas.. aqui fica uma das minhas maneiras preferidas de comer sardinha.

ARROZ DE SARDINHA

12 Sardinhas
2 Cebolas
2 Tomates
1 Pimentos
Louro
250 gr Arroz
Azeite q.b.
1 dl Vinho branco seco
Água q.b.
Piripiri
Um ramo de Salsa
2 dentes Alho
Sal a gosto

PREPARAÇÃO:
Lavar as sardinhas muito bem e salpicar de sal. Num tacho de barro deitar o azeite, a cebola picada, o ramo de salsa, o piripiri partido ao meio, o pimento, o tomate sem pele e o vinho branco.
Deixar cozer sem estrugir e acrescentar um bocadinho de água. Depois de tudo bem cozido, juntar as sardinhas, que só devem levar uma leve fervura. Retirar as sardinhas e, se for preciso, juntar mais água, a que for precisa para abrir o arroz. Depois de juntar o arroz, quando este estiver quase aberto, colocar por cima dele as sardinhas, deixar apurar e servir bem quente.
No momento de servir, espremer limão sobre o arroz.
É uma delícia

Sem comentários: