27 de agosto de 2005

SARCASMOS I


Há dias, quando lia os comentários de vários leitores de uma edição on-line de um jornal da nossa praça, deparei-me com esta maravilha de um “iluminado” comentador a qual transcrevo:

Sarcástico – Senhores polícias, guardas e afins, REFORMEM-SE aos 65 anos como eu e calem-se para sempre, deixem de armar em coitados. Qual a vossa formação académica? A maior parte sabe Deus!!! Se não podem correr, caminhem serenamente como fazem habitualmente, OK? Foram para a PSP ou para a Guarda quem vos mandou??? Eu como cidadão não vos comparo de forma alguma aos SENHORES PROFESSORERS que são Pessoas Cultas.

A notícia comentada fazia referência ao facto de os agentes da polícia só poderem pedir a pré-aposentação aos 55 anos e claro, muitos apareceram (polícias e não só) a comentar esta filosófica medida do Governo. De todas as opiniões, mais ou menos acertadas, mais informados uns, outros nem tanto, enfim, uma quantidade de manifestações acerca do tema, expressas de forma livre, a opinião sarcástica e despropositada do sarcástico senhor não me causou qualquer surpresa, pois, é bem demonstrativa da falta de cultura e sentimento de verdadeira solidariedade em que temos vindo a transformar esta sociedade. Muita gente não pode ver uma camisa limpa ao vizinho sem que vá logo a gritar que é uma injustiça, que todos deveriam usar vestimenta à boa maneira do Mao-tse-tung, ou coisa que o valha. Fico triste por ver, cada vez mais, pessoas que se pensam grandes por pensar de forma tão pequena. Ao longo da vida, aprendi também a ser sarcástico qb e a saber usar essa ferramenta em alternativa a, por exemplo, perder a cabeça perante o sarcasmo dos chamados "Chicos-espertos". Mais para cima conto a estória.

Sem comentários: