29 de julho de 2005

a caça à lagarta ou de como a processionária, se torna a notícia do dia num site...

2005-07-25

"Divisão de Matas da CML coloca 50 armadilhas para atacar Lagarta do Pinheiro

A Divisão de Matas da Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai colocar a partir de hoje, 25 de Julho, cerca de 50 armadilhas para apanhar a “lagarta do pinheiro” (processionária) no Parque Florestal de Monsanto (PFM), com o objectivo de controlar esta praga e reduzir os danos que causa nas árvores e mesmo nos seres humanos.

A Processionária - como é conhecida esta lagarta por sair em procissão do seu ninho - é um insecto desfolhador dos pinheiros e cedros que pode causar a morte às árvores consoante o grau de ataque. Além disso, pode provocar ainda graves problemas de saúde pública, alergias na pele, no globo ocular e no aparelho respiratório do Homem e mesmo dos animais domésticos, devido à característica urticante dos seus pêlos.O ciclo de desenvolvimento da lagarta do pinheiro foi este ano acelerado, devido às condições climatéricas favoráveis - Inverno seco e de céu descoberto. Em Dezembro, já existiam muitas lagartas no solo, quando isso só costuma acontecer no fim do Inverno.Por isso, a Divisão de Matas vai atacar esta praga nas zonas afectadas dos PFM, nomeadamente junto à Alameda Keil do Amaral, ao parque de estacionamento do Clube de Ténis no Alvito e na zona da Cruz das Oliveiras.As armadilhas funcionam como isca, uma vez que contêm feromonas sexuais, uma substância produzida pelas fêmeas que atrai os machos para o interior da caixa. Este procedimento impede que a fêmea seja fecundada e logo que esta ponha ovos. A colocação das armadilhas, especialmente usadas na fase da borboleta, está a ser realizada com base num acordo celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Direcção Geral das Florestas (actual Direcção Geral dos Recursos Florestais) e a Direccion General para la Biodiversidad.

As lagartas do pinheiro passam por cinco estádios de desenvolvimento, mas é a partir do 3º estádio que se tornam perigosas para a saúde pública.É entre o 3º e o 5º estádio - geralmente no período de Inverno - que as lagartas atingem o crescimento activo e constróem os ninhos (tipo novelo de seda), produzindo os pêlos urticantes. O 5º Estádio ocorre entre meados de Fevereiro a fins de Maio, quando as lagartas descem das árvores em procissão para se enterrarem no solo e passar à fase seguinte – a de borboleta – que emerge no Verão, completando assim o seu ciclo anual. Nesta fase, a destruição mecânica das lagartas é o único método de combate, nomeadamente através da colocação de cintas de papel ou plástico embebidas com cola inodora à volta da árvore, de forma a que as lagartas fiquem coladas no tronco ao descerem. (blerghhhhhhh)

Para mais informações, consulte a nossa página em pmonsanto

In www.cm-lisboa.pt"


(apetece cantar o Ghost Buster!!!)

Sem comentários: