26 de abril de 2005

a tal coisa dos livros...

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Ulisses, james joyce.
Porque tem lá tudo. escrito de todas as maneiras. em todos os estilos.
A literatura para o século 20 está toda condensada ali.
É ‘o’ livro


Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um personagem de ficção?
apanhado no sentido da ‘paixão’ ou ‘amores’, que eu me lembre, não.
No sentido da ‘heroicidade’ ou do exemplo, desde os tempos da banda desenhada da infância que já foram muitos…


Qual foi o último livro que compraste?
pequenas estórias, joão guimarães rosa

Qual o último livro que leste?
estive a ler este fim de semana ‘o (des)caminho de santiago’ (é o livro que tenho em leitura neste momento em fajão)
uma espécie de livro de viagens no ‘caminho do francês’ e arredores feito por um holandês que ama e conhece muito bem a espanha.
um livro altamente recomendável


Que livros estás a ler?
peguei ontem no proto evangelho do filho de herodes, mas ao fim de umas páginas não tive mais pachorra (estava demasiado cansado para ler, acho eu…) e mais as pequenas estórias do guimarães rosa (estou nas coisas ligeiras, como podem notar…)

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
bom.. depende de quão deserta fosse a ilha… e do local onde estivesse implantada.
se a ilha deserta fosse acima de qualquer dos círculos polares… levava livros grandes para o caso de precisar de usar as folhas para tapar o frio.
se fosse uma daquelas ilhas próximas do equador com praias calmas e sombras retemperadoras… a coisa seria diferente.
se a ilha deserta estive próximo de qualquer local habitado também a natureza dos livros seria diferente.

mas, vamos imaginar a coisa numa ilha não muito próxima dos trópicos para não ser demasiado tentador estar-me nas tintas para os livros e outras coisas civilizacionais….

ponto prévio:
posso trocar um dos livros por um telefone satélite com saldo na fornecedora do serviço para usar em caso da ilha ser mesmo deserta e se terem esquecido de mim?

mas levava o Ulisses, ofe crosse...
levaria o finnegans wake com um monte de dicionários para ver se finalmente o conseguiria ler (não sou bilingue e todas as tentativas que fiz me fizeram sentir que não percebo puto daquele inglês.
levava as obras completas do josé cardoso pires condensadas num volume e impressas em papel bíblia para ocupar menos espaço. ou as do eça...
hoje levava o coração das trevas, do conrad (estive a ver um documentário sobre o livro, o filme homónimo mais o apocalipse.. e fiquei cheio de vontade de o voltar a ler....)
levava as completas da patrícia highsmith também pelas mesmas razões

Eu sei que isto das completas é conversa mole para entreter freguês e iludir perguntas.
e se me perguntarem amanhã as respostas poderiam ser outras...
Mas também nunca iria de livre vontade para uma ilha realmente deserta e se lá estivesse, só teria 2 preocupações: sobreviver e sair de lá.


A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

ao papa bento xvi, ao agha kham e ao dalai lama, porque não os conheço de lado nenhum.
estas coisas não se mandam aos amigos....

Sem comentários: