23 de março de 2005

eu sei que o assunto não me diz respeito, mas

mas a dúvida assalta-me

a igreja católica tem uma elegantíssima sé catedral que é mais do que manifestamente suficiente para as suas necessidades.

não me consta que, excepto para alguns concertos, alguma vez nos últimos anos tenha ficado gente sem poder entrar na catedral por não ter espaço no seu interior.
é das estatísticas que a frequência aos cultos religiosos tem vindo a diminuir.

mas,
a igreja católica vai construir uma nova sé catedral junto à expo.

para novo-riquismo ostentatório de uma igreja que se afirma pobre é de um absurdo gritante.
mas isto é um assunto dos católicos.
se acham que têm milhões de euros para gastar no néon para o brilho e para a glória fáceis, que sejam felizes.
desde que não me peçam para contribuir...

(a parte das contribuições por parte dos impostos que pago ao estado é obvia. mas eu acho que o princípio do utilizador pagador, como princípio, é uma vacuidade intelectual. eu nunca utilizei a estrada que liga pinhel a vilar formoso e acho muito bem que o seu arranjo saia dos meus impostos)

a parte que me deixa triste é porque ainda há pessoas que realmente, honestamente, acreditam na função social e solidária da igreja....

Sem comentários: