28 de janeiro de 2005

STRUTHOF

O post da T sobre Aushwitz fez me lembrar da visita que fiz a um campo de concentração em França.
Lembro-me de ter saído do hotel em Estrasburgo no meio de um ambiente alegre (éramos todos jovens inconscientes que não estavam preparados para o que iríamos ver), 50 km depois, chegámos ao campo de Struthof, na floresta negra.
Enregelada, a minha primeira impressão foi de ter entrado no cenário de um filme, de um filme frio e brutal.
se a visão daquelas barracas rodeadas de arame farpado com uma entrada ameaçadora,me assustou, imaginem, quando visitei os barracões, onde tudo está preservado como no tempo em que eram utilizados; e mesmo sendo aquele “apenas” um campo de trabalho,é claro que tinha um crematório e uma câmara de gás..
Um dos barracões foi transformado em museu, e é impressionante ver fotos de crianças presas, de luvas e candeeiros feitos de pele humana…
Lembro-me perfeitamente de a certa altura, estar a ouvir a descrição dos horrores que ali se passavam e do dia a dia dos prisioneiros, e não conseguir conter as lágrimas.
É claro que quando saímos daquela visita, saímos como se tivéssemos levado uma bofetada muito grande.
Uma bofetada de horror, que acho que muitas pessoas neste mundo precisavam de levar.



se quiserem ver mais fotos deste campo é so ir aqui

Sem comentários: