21 de janeiro de 2005

Fases da Escrita

Cheguei à fase em que é fisicamente mais fácil para mim escrever através do teclado do que com caneta e papel. Escrever muito e rápido cansa-me a mão, muitas páginas A4 tornam-se mais fáceis de serem passadas a limpo ao computador do que à mão. Fiquei com a certeza disso hoje. Quanto ao trabalho de edição, para mim é já indiferente o papel ou o processador de texto. Mas com este, o trabalho vai apresentando desde o início um carácter definitivo que é animador. E além disto, o trabalho em computador tende a ser mais organizado: não ficam papéis que já não se sabe se têm ou não conteúdo por passar a limpo, ou meras ideias a aproveitar futuramente. Os textos vão sendo organizados à medida que são feitos. Mas no computador há também o risco da proliferação de ficheiros com versões diferentes ou o caso em que já não se sabe se estamos a trabalhar com o ficheiro mais actual ou com a penúltima cópia de segurança. Em todo o caso, teclar é já mais agradável e confortável para mim do que escrever com caneta. E quanto menos ficheiros por trabalho melhor!

Sem comentários: