31 de dezembro de 2004

Banho-maria

E assim, num banal dia solarengo de Dezembro, chegámos ao último dia do ano. Se não me engano, já aqui tinha escrito, no ano passado, que esta coisa da passagem de ano sempre me soou a uma grande treta. Mas também disse que nunca resisto, por esta altura de férias e descanso, a fazer um balanço do ao que passou.
E assim, para mim, este foi o ano banho-maria.
Banho-maria é, para os mais novos, um método arcaico usado no século XX, antes de inventarem os micro-ondas, para aquecer recipientes com comida. Colocava-se o dito recipiente (com sopa, arroz, qualquer coisa) dentro de outro recipiente maior, meio cheio de água, e aquecia-se, em lume brando, até atingir a temperatura desejada, que podia-se manter por longos períodos.
De uma forma geral, este termo generalizou-se e pode ser aplicado a diferentes situações que se mantêm num impasse, num nem-aqueçe-nem-arrefece, numa indiferença distante.
E este foi o meu ano: em banho-maria. Sob todos os aspectos, afectivo, social, cultural, profissional...em banho-maria. Eu sei que não é uma fatalidade: reconheço, com clareza, o quanto não me empenho; sei, com exactidão, tudo aquilo que faço mal; choro, em segredo, todos aqueles que vou repelindo... mas estou em banho-maria. É como se tivesse a sensação que saio de mim e, com indiferença, me ponho a caminhar ao meu lado, apenas como mero assistente de uma vida que não parece a minha. Dizem-me que é doença. Acredito que sim: seja a doença do banho-maria.
Mas não estou só,... acho.
Cheguei a Portalegre e vi uma cidade velha, esquecida, parada.
Olho para Portugal e vejo um país sem brio, sem rumo, sem orgulhos.
Olho para o Mundo e vejo as mesmas velhas guerras e ódios
Estamos todos em banho-maria.
....
E olho para esta posta e acho-a um bocado disparatada.... ou melhor, exagerada.
Desculpem este meu triste desbafo. Deve ter sido influência de estar a ouvir aquele astrólogo Paulo qualquer-coisa, a explicar como fez cerca de 15.000 cálculos, para chegar a previsões acertadas para os próximos 10 anos.

Antes de terminar, desejo-vos o melhor 2005 que possam imaginar. Está apenas nas vossas mãos. E as melhoras para a R... espero que agora já não sejam necessárias!

Até logo. Até para o ano que vem!

Sem comentários: