28 de outubro de 2004

the fatima mansions, viva dead ponies




hoje vim a ouvir este disco no caminho para o trabalho

os fatima mansions são uma das mais injustamente esquecidas bandas da história do rock (ou lá como devemos chamar à sua música)
resultam da separação dos mais reconhecidos microdisney, mas tornaram-se incomparavelmente melhores que estes.

o nome, embora tenha sido roubado a umas casas nos arredores de dublin, serviu-lhes para fazerem algumas associações à senhora da dita (pelo menos a avaliar por uma foto da senhora dos pastorinhos num dos seus discos).

os fatima mansions tiveram uma existência curta (89/95), mas recheada de histórias edificantes, com vários dos seus concertos a serem interrompidos pela polícia (um pouco ao estilo do que muitos anos antes acontecia com os doors, em que a policia andava em cima do palco, ao mesmo tempo que o concerto prosseguia...).
consta ter sido num showcase junto à hmv de dublin , completamente rodeados pela polícia, que cathal coughan terá acabado a canção angel delight com a frase "I think it's time for 'angel's delight'" ("let's all kill some cops"). no 'viva dead ponies' a canção foi gravada assim... e abre as hostilidades.

viva dead ponies é um disco iconoclasta, rechedo de humor negro, de raiva incontida, críticas à hipocrisia religiosa na irlanda e transbordante de energia e experimentalismo musical.
as variações de estilos ao longo do disco, desde as explosões de energia até ao musicalmente mais calmo e aparentemente intimista, não nos dão um minuto de descanso.
as guitarras nua e crua de andrias o'gruama ajudam à festa.


editado em 90, viva dead ponies, ainda hoje é uma lufada de ar fresco.
devia ser obrigatória a sua audição.

e... como bob dylan uma vez (aproximadamente) escreveu na capa de um dos seus discos ' this record should be listen loud'

Sem comentários: