27 de junho de 2004

Leituras.

Sou uma colectora de livros, além de leitora.
Estava a pensar em como é estranho a ir a casa de alguém e ver a um cantinho uma filinha de livros, ou mesmo livros nenhuns, coisa que me intriga ainda mais. Como se pode viver sem ler?
A minha família é toda assim, como eu. Crescem estantes com os anos, o espaço diminuí. É um vício tramado este. Exige muita arrumação e muita paciência. Somos seres estranhos estes adictos. Cruzamo-nos pelas livrarias, às vezes agarramos o mesmo livro ao mesmo tempo. Não somos muito convivenciais. Olhamos sempre para o que os outros compraram ou levam na mão. E somos bem capazes de ir correr atrás do objecto cobiçado que vimos na mão de outrém. Assim mesmo despudoradamente.
Outro pormenos, odiamos emprestar livros que ainda não lemos. Ou melhor, como eu faço, não empresto mesmo. A minha pilha de livros por ler é sagrada. Até os gatos e a empregada respeitam esta ordem. Porque sei que se saír um livro desse local, é provável que não o recupere, tal a confusão que reina no reino da Dinamarca, ou melhor do Chile.
Este post era para falar de livrarias. Reparo que estou a falar em vez disso, da minha compulsão livresca..risos.
Logo, quando voltar escreverei sobre as livrarias da minha vida. As que tive e tenho.
Agora vou espairecer.

Sem comentários: