24 de abril de 2004

"Justiça Burguesa"



Este cartaz tem quase 30 anos, mas e porque não adaptar aos dias de hoje? Podia ser o juiz Rui Teixeira (mas não teria que estar de T-shirt?) de vermelho a esmagar os "pedófilos" como o Paulo Pedroso (este não era preto, como na imagem, mas sim rosa?). Teria o cartaz sido escrito pela dupla de "casapianos" (como eles se auto-denominam) Namora e Granja? Esses apesar de serem vermelhos, não são ligados à UDP (e por falar em UDP, que é feito do Major Tomé?).

Agora que se fala do futebol, o homem de preto seria um árbitro (agora já usam camisolas de outras cores, mas continuam sempre com a cor negra associada) mas então quem seria o vermelho? O presidente do Sporting? Esses são verdes. O povo? O povo gosta mais das polémicas da bola do que dela propriamente. Confesso que não imagino quem seria o vermelho neste caso (ocorreu-me o J.M. Fernandes do Publico ou o Prof. Marcelo, pois já que falam de tudo e mais alguma coisa, eram capazes de encaixar aqui mas considerar esses dois "vermelhos"...).

Podiam ser muitos, mas acho que apetecia-me que fosse alguém a esmagar esses pseudo-patriotas que se queixam de não serem protegidos contra os interesses espanhóis e que na primeira oportunidade vendem tudo aos mesmos (depois de terem sido beneficiados com medidas/subsídios estatais). A esmagar quem não paga os impostos e tem a lata de dizer que "este país é uma merda onde não se faz nada".

Entre o PIDE e o vermelho (o povo?) está escrito "justiça burguesa". Acho que foi isso que me chamou a atenção neste cartaz, porque isso não desapareceu, apenas nunca tinha visto a justiça nesta perspectiva. Mas passaram mesmo 30 anos? E houve mesmo “Evolução”?

Sem comentários: