15 de outubro de 2003

Terça à noite...

Dei hoje por mim a pensar se a Lua gira à volta do Sol?
E em volta de quê gira o Sol?
E se podemos ver o tempo?
E vendo o tempo, se podemos olhar para o passado?
Terá pouca importância, talvez...

Também pensei, a propósito de ontem, que foi S. Paulo que inventou muita coisa.
Jesus Cristo foi apenas um pobre carpinteiro da Galileia (que Deus me perdoe...), que teve grandes e belas visões, e se julgou o filho de Deus (o que era habitual na época!).
Nunca imaginou o que se seguiria...
Foi S. Paulo que imaginou tudo o resto, e se imaginou possuido pelo dom divino.
Para sermos correctos, a nossa religião devia ser o Paulitanismo e nós, paulistões. E assim teria toda a lógica a proposta do Boavisteiro, A.P e D.P.
Também pouca importância terá....

Só me lembrei disto porque estão relacionados com dois conceitos que não consigo abarcar: o da relatividade e o do espírito santo.

Como o tempo é de poemas e a inspiração me falta, deixo aqui o final do Cântico Negro, do José Régio

...
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!

Sem comentários: