18 de agosto de 2003

Ideias para dias quentes de verão (2)

Naquele sítio em Espanha, onde passei sete dias de férias, logo ali ao lado do quarto onde dormia havia um cibercafé que infelizmente (ou felizmente) ainda não tinha a net instalada. Mas já tinham o anúncio...
Hoje (num daqueles dias) fui cedo, antes das nove da manhã, beber a minha bica. Tinham um bom café, quase bica, e até uma colheres quase de café, não aqueles colherões que costumam pôr em Espanha e que entornam metade do precioso líquido ao mexer. Era geralmente um dos primeiros clientes. Acordo cedo, saio de mansinho e vou beber a bica, ler um livro, fazer qualquer coisa só minha... gosto!
Hoje (num daqueles dias) sentei-me, esperei uns minutos e com calma apareceu o empregado que me deu os bons dias. Fez qualquer coisa que tinha a fazer e, passados outros minutos perguntou-me o que queria. Nos primeiros dias estranhei... nós temos aquela ansiedade de chegar à “pastelaria”, atracar no balcão e querermos ser logo atendidos, pedir um queque e um Sumol de supetão e, num abrir e fechar de olhos eles aparecerem logo ali. Em pouco tempo habituei-me e gosto! Sentar-me, esperar, olhar e observar o sítio, sentir o ambiente. Depois de mais alguns minutos comecei a beber o café, que era um bom café.
E é sempre assim... logo depois apareceu um castelhano que pediu qualquer coisa para desajunar. O empregado disse “muy biem”, continuou a arrumar qualquer coisa, devagar... mudou-se para o outro lado do balcão e olhou para um monte de CDs... escolheu um... pegou nele e colocou no leitor: era Jazz e uma música calma e serena invadiu o café... voltou atrás e baixou um pouquinho o volume. Só então foi despachar o pedido do castelhano que aguardava seráfico.
Foi um momento quase perfeito!

PP: O café tem uma barra luminosa, tipo reclame, onde entre anúncios de “pan” com qualquer coisa e “helados” vários mostra alguns ditos. Um deles: “He cometido el peor de los pecados que un hombre puede cometer. No he sido feliz.” JL Borges .

PPP: Gostei de ver o Benfica... jogou bem! Não ganhou mas jogou bem.. e o FêQuêPê como terá ficado?

Sem comentários: